Corporeidade como abordagem teórica: uma discussão das relações interacionais na performance de cantores(as) populares

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Marina Santiago Dalton
Fabíola Calazans

Resumo


Entendendo o corpo como mecanismo e processo mediatizado, produtor e articulador de sentidos nas interações sociais de uma cena, este artigo objetiva refletir sobre as perspectivas e discussões possibilitadas pela abordagem teórica da corporeidade no que diz respeito às relações envolvidas na performance de cantores(as) populares. Para isso, levantamos um breve histórico do termo corporeidade na filosofia e reflexões teóricas de aplicação dessa abordagem na relação intrínseca ao próprio cantor e na interação com outros corpos da cena, especialmente o público. Utilizamos a noção performance dos Performance Studies – ser, fazer, mostrar-se fazendo (SCHECHNER, 2003) – e corporeidade de Merleau-Ponty (1999), que discute a realidade do corpo como um diálogo entre as múltiplas dualidades da existência. A discussão indica corporeidade como abordagem teórica bastante válida e potente para investigar performance de cantores(as) populares, mas também outras performances artísticas.

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Trabalhos