ANÁLISE DA PUBLICIDADE DIGITAL: contribuições metodológicas da semiótica peirceana

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Clotilde Perez
Bruno Pompeu
André Peruzzo

Resumo


A análise da publicidade se consagrou como procedimento rentável não apenas por gerar contribuições ao próprio campo da comunicação e aos estudos do consumo, mas principalmente por participar da produção de conhecimento pertinente a diversos aspectos da vida nas sociedades contemporâneas. Entretanto, o advento da comunicação digital e a assimilação de suas lógicas e processos pela publicidade trouxeram novos desafios aos investigadores. Este artigo tem por objetivo oferecer contribuições da semiótica aos métodos de análise da publicidade e da publicidade digital. A partir de revisão histórico-teórica, partimos para a compreensão da rentabilidade das rotas de aplicação da semiótica de Peirce, agora contemplando a publicidade digital, seguida pela proposição do transmétodo como caminho consequente. As limitações concentram-se no aprofundamento da articulação entre transdisciplinaridade e transmétodo a partir da semiótica de Peirce, quanto na ampliação do necessário exercício empírico.

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Trabalhos