DOODLES DA DIVERSIDADE E DO ORGULHO LGBTQIA+: tematizações, sentidos e tokenismo nos discursos organizacionais da plataforma Google

Conteúdo do artigo principal

Mariana Ramalho Procopio
Maurício João Vieira Filho

Resumo


Este artigo objetiva analisar o discurso organizacional da Google, plataforma commaior número de visitas no mundo, a partir de doodles desenvolvidos pelacorporação voltados à comunidade e ao orgulho LGBTQIA+, com vistas aentender as tematizações, a disputa de sentidos e os interesses imbuídos na relaçãocom os públicos e o mercado. Mobilizamos o referencial teórico-metodológico daanálise do discurso e discussões sobre discurso organizacional, com base emBaldissera e Mafra (2021), para analisar indícios relacionados à tematizaçãoLGBTQIA+ realizada pela organização por meio dos doodles, recursos visuaisinseridos no logotipo da marca. Os resultados apontam um deslizamento desentidos no discurso organizacional da Google, amparado tanto na estratégia devisibilização de personalidades atravessadas pela diferença quanto na manutençãode discursos dominantes ao priorizar episódios de contexto norte-americano para ademarcação de um discurso de orgulho.

Detalhes do artigo

Seção
Trabalhos