COMENTARISTA DISFARÇADA: publicidade expandida, inteligência artificial e representação da mulher

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BEATRIZ BERALDO
Carina Luisa Ochi Flexor
FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA

Resumo


Este artigo examina a ação publicitária “Comentarista Disfarçado”, lançada pela marca Lay’s (PepsiCo) com o uso de Inteligência Artificial (IA). Apresentada como um “experimento social”, a ação modificou a voz da comentarista de futebol Elaine Trevisan, transformando-a em uma voz masculina. Essa intervenção gerou tensões em torno do papel da IA na produção cultural, da representação das mulheres na mídia e das possibilidades discursivas da publicidade contemporânea. A metodologia se organiza em dois eixos: a análise de representação, proposta por Stuart Hall (2016), e a noção de publicidade expandida, desenvolvida por Machado, Burrowes e Rett (2017). A partir de uma perspectiva crítica, o artigo investiga as estratégias de divulgação da Lay’s problematizando o uso da IA como ferramenta criativa, além das relações entre consumo, desigualdades de gênero e mudança social.

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Trabalhos