“EU VOU TACAR FOGO NA PISTA ANTES QUE A NOITE ACABE”: escuta conexa e corporeidades dançantes na música popular massiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a dança e a coreografia como importantes elementos de fruição da música popular massiva a partir do conceito de “escuta conexa”, uma percepção do percurso de escuta musical enquanto arranjo narrativo que integra corporeidades dançantes ao escopo analítico da música popular massiva. São exploradas as relações entre dança, coreografia, performatividades de gênero e raça, destacando o papel das corporeidades dançantes na reconfiguração de espaços imaginados como pistas de dança mediadas pela música popular massiva. As reflexões são materializadas a partir da canção “ANACONDA *o*~~~” de Luísa Sonza e Mariah Angeliq, observando a coreografia viral em redes sociais digitais como parte da estratégia de divulgação da canção que produz efeitos também nos percursos de escuta musical atravessados pela dança e por sua encenação em um show ao vivo.
Detalhes do artigo
Seção
Trabalhos