Contrapeso às Plataformas no Jornalismo? Reflexões sobre a aplicabilidade do conceito

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João Pedro Malar Massa
Lizete Barbosa da Nóbrega
Vitor Souza Lima Blotta

Resumo


As plataformas digitais assumiram um papel central como intermediadoras do acesso à informação, tornando-se protagonistas do capitalismo contemporâneo e tornando diversos setores dependentes delas, como o jornalismo. Este artigo investiga a possibilidade de reduzir essa dependência, adotando o conceito de platform counterbalancing (Chua, 2019), traduzido aqui como “contrapeso às plataformas”. O estudo baseia-se em uma revisão de literatura e análise documental que explora iniciativas jornalísticas recentes que buscam alternativas às plataformas para distribuição e engajamento. Os resultados indicam que essas iniciativas, intensificadas no pós-pandemia, são majoritariamente reativas, impulsionadas pela queda no tráfego oriundo das plataformas. Defendemos, ainda, que o conceito de contrapeso às plataformas demanda mais reflexões e aprofundamentos, buscando relações de equilíbrio e não apenas econômicas ou de audiência.

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Trabalhos