COMO ANDA O TRABALHO CRIATIVO? Uma análise quantitativa da redação e da direção de arte em tempos de incertezas

Conteúdo do artigo principal

Maria Cristina Dias Alves
Juliana Petermann

Resumo


A pesquisa traz a atualidade dos dispositivos (Foucault, 2000) e traços do habitus (Bourdieu, 1983) do subcampo da criação publicitária (Petermann, 2017), com objetivo de categorizar recorrências em: atualização, manutenção, tendências e ausências no habitus. A quarta e última fase da investigação, cujos resultados apresentamos aqui, permite criar um panorama do dia a dia da criação, ainda que um recorte, revelando mais permanências do que mudanças, como uma maioria masculina, branca, heterossexual e jovem. Ou ainda a quase ausência de políticas afirmativas de contratação e de manutenção de pessoas. Como atualizações e tendências, observamos novos formatos de equipes criativas e a direção de arte assumindo atividades antes reservadas a outros cargos. E ainda, a expressão de um trabalho mais solitário e a diminuição do brainstorming, resultados que afirmam achados anteriores nos quais dispositivos de eficiência e de produtividade (Alves, 2016) suplantam o de criatividade

Detalhes do artigo

Seção
Trabalhos