“LOS FASCISTAS NO BAILAN EN NUESTRA OBSCURIDAD?”: Seguindo as pistas digitais de um caso de cancelamento na subcultura gótica
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Resumo
O artigo analisa o cancelamento na subcultura gótica a partir do caso de Brandon Pybos, vocalista da banda Sonsombre. O objetivo é compreender como os fãs lidaram com as acusações de associação a grupos neonazistas e racistas contra Pybos, e refletir sobre as práticas de cancelamento como instrumento de preservação ideológica da subcultura1. A metodologia incluiu análise de conteúdo dos comentários dos fãs na publicação de esclarecimento de Pybos no Facebook, além de revisão bibliográfica sobre a subcultura gótica e práticas de cancelamento, reaproximando os estudos de fãs aos estudos de subculturas. Dentre os resultados, concluimos que o cancelamento serviu como ferramenta para proteger os fundamentos ideológicos da comunidade gótica, evitando a proliferação de ideias segregacionistas incompatíveis com suas bases culturais (Spracklen amp; Spracklen, 2018), além de nos dar pistas para a compreensão das “guerras culturais de participação” (DRIESSEN, 2024) no contexto online.
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