DA AVENIDA PAULISTA AO PARTIDO MISSÃO: uma análise do funil de engajamento e da formação política do MBL

Autores

  • Pedro de Souza Lima Brodbeck
  • Kelly Cristina de Souza Prudencio

Palavras-chave:

MBL, Ativismo Digital, Partidos digitais

Resumo

O estudo examina a transformação organizacional e comunicacional do MBL entre 2014 e 2024, de um movimento de ativismo digital em uma estrutura política complexa em processo de institucionalização partidária. A pesquisa emprega uma metodologia qualitativa, combinando etnografia digital, análise documental e observação participante, para investigar o desenvolvimento do ecossistema comunicacional do movimento. A partir do Modelo dos 5 Pilares de Fitzpatrick (2021), observam-se as dimensões de filiação, formação de lideranças, desenvolvimento do programa político, imagem pública e recursos do MBL. A análise revela como suas estratégias foram adaptadas ao longo do tempo, contribuindo para a compreensão das transformações nas formas de mobilização política digital no Brasil. Os resultados mostram o desenvolvimento de um sofisticado sistema de engajamento, operacionalizado por uma estrutura tripartite: movimento político, núcleo de formação ideológica e projeto partidário em desenvolvimento.

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Publicado

2025-05-31