PANAURALIDADE E AUDIBILIDADE MUSISSÔNICA: Diálogos Afirmativos entre Estudos de Som e Música

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Vinícius Andrade Pereira
Cássio de Borba Lucas

Resumo


O artigo problematiza a dicotomia entre escutas musicais e não musicais no contexto do Grupo de Trabalho Estudos de Som e Música. Após uma revisão quantitativa dos trabalhos publicados pelo GT na última década, analisados como “estudos de som”, “estudos de música” ou abordagens “híbridas”, discutimos a pertinência dessa dicotomia. Para isso, resgatamos os principais cânones da escuta musical, da Antiguidade ao século XX, destacando modelos como a escuta contemplativa (Hanslick) e a escuta adequada (Adorno), ambas vinculadas a um conceito eurocêntrico de música. Revisamos também as vanguardas do século XX, com ênfase na obra de John Cage, considerando a crítica de Douglas Kahn à “panauralidade” do compositor norte-americano, apontada como potencialmente despolitizadora dos sons. Por fim, propomos a escuta “musissônica”, um modelo que transita entre o som ambiental e o musical, contribuindo para a problematização coletiva da escuta musical que o GT vem, de algum modo, promovendo.

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Trabalhos