CINEMA INDÍGENA E RECEPÇÃO: os hábitos de consumo na recepção de filmes indígenas

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Márcia Gomes Marques
Cid Nogueira Fidelis

Resumo


Alguns grupos populacionais têm sido historicamente alijados da construção de conhecimento sobre eles mesmos que se dá na realização fílmica, e muito do que se sabe desses segmentos e grupos, se conhece a partir do que outros dizem e mostram sobre eles. O que a produção audiovisual dá a ver sobre indígenas que habitam o país, e o que se conhece deles a partir dos produtos audiovisuais? Este trabalho faz um estudo exploratório de recepção de filmes que tematizam os indígenas. A partir da compreensão de como esses filmes são recebidos pelo público indígena e não-indígena, destaca-se a importância da cultura, da cotidianidade e da realidade social dos receptores como componentes mediadores das configurações de significados gerados a partir desse contato. A pesquisa reflete sobre a impartância da autorrepresentação nos filmes indígenas como produtores de sentido, forma de expressão cultural e possibilidade de interação social.

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Trabalhos