RELACIONAMENTO DE ORGANIZAÇÕES COM FÃS MIRINS: o caso da collab Carmed-Fini
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo propõe analisar a comunicação da Cimed, por meio do co-branding entre a sua marca de protetor labial Carmed e a empresa de doces Fini. Trata-se de uma collab de sucesso que utiliza as redes sociais para fidelizar seu público que demonstra amor à marca. Este estudo exploratório examina posts do perfil oficial da Carmed no TikTok publicados entre maio de 2023 e agosto de 2024 e relacionados à #carmedfini. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo dos vídeos e comentários, a partir de três categorias: discurso, construção de identidade e construção de comunidade. Chama a atenção o envolvimento da vice-presidente da empresa farmacêutica, Karla Felmanas, com fãs mirins. Questiona-se o compromisso de organizações com o consumo (inclusive o midiático). O estudo evidencia que é imprescindível adotar estratégias de comunicação mais responsáveis, transparentes e inclusivas, que contemplem a vulnerabilidade de consumidores e promovam debates sobre diversidade e direitos humanos.
Detalhes do artigo
Seção
Trabalhos