LAROYÊ, EXU: Uma perspectiva teórico-metodológica para se refletir sobre o educar comunicativo negro a partir da entrevista de Conceição Evaristo no Roda Viva

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Erick Candeias
Cirlene Cristina de Sousa

Resumo


Este artigo, tem o objetivo de refletir sobre uma alternativa teórico-metodológica para a abordagem de eventos interacionais desencadeados pelo atravessamento das questões étnico-raciais junto a processos de natureza comunicacional e educacional. Tomando como exemplo, a possível  presença educadora da escritora Conceição Evaristo no programa televisivo Roda Viva, buscamos construir uma proposta que mobilizasse os saberes produzidos pelo culto a Exu. Metodologicamente, partimos do conceito de Dispositivos Interacionais, subvertendo-o aos pressupostos exusíacos dos cruzos e das encruzilhadas. Como resultado, o caminho teórico-metodológico proposto nos permitiu associar as falas de Conceição Evaristo à potência subversiva de Exu, levando a processos comunicacionais e educativos que emergem não de um referencial ocidental, mas das lutas e saberes produzidos pelo povo negro.

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Trabalhos