O QUE CONECTA OS PÚBLICOS AO JORNALISMO LOCAL: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis
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Resumo
O artigo procura elementos para constituir modelos de governança social para o jornalismo local, capazes de desenvolver o senso de comunidade e de realidade compartilhada, como antídoto a extremismos. Para tanto, reporta resultados de um survey com amostra representativa da população de Florianópolis realizado em 2024 para aferir razões para o consumo de notícias, temas vistos como mais interessantes e aqueles que fazem falta na cobertura, hábitos e fontes de informação acessadas, motivos para a desistência de notícias, alternativas para sustentabilidade e financiamento advindas do público e engajamento no jornalismo. Os resultados sugerem um novo modo de compreender a relação dos públicos com o jornalismo local (focado nas motivações individuais e sociais, mais que nas características das mídias), que pode ser potencializado por maior atenção aos temas de interesse. Contudo, os dados apontam para um cenário de reduzida participação no jornalismo, sobretudo nas formas de financiamento.
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