A CULTURA DE “CRIA” NO PERFIL @IAE.BREAK: influência digital e o consumo do turismo em favelas do Rio de Janeiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo busca entender como o influenciador @iae.break constrói no TikTok estratégias de comunicação para criar uma nova imagem turística das favelas do Rio de Janeiro. A visita a essas comunidades passa a ser cada vez mais “comercializável”, a partir da transformação de locais antes vistos como perigosos em espaços atrativos para o turismo. O estudo analisa a performance do influenciador digital Thiago Alcântara, ou Break, que tem atuações legitimadas pela reivindicação de sua identidade como “cria”. Através de uma metodologia de observação on-line (Skageby, 2011), o trabalho aponta os elementos que compõem a cultura de “cria” enquanto categoria nativa e os incentivos ao turismo em favelas a partir da atuação on-line do influenciador. Seus conteúdos buscam desconstruir a estigmatização histórica direcionadas às favelas e seus moradores, alternando dicas de conduta nas comunidades, celebração do modo de vida local e temas ligados à segurança
Detalhes do artigo
Seção
Trabalhos