ENTRE A CARTOGRAFIA E O PROTOCOLO: diálogos ético-metodológicos em uma pesquisa-intervenção sobre imagem corporal positiva com adolescentes
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Resumo
O objetivo deste artigo é discutir confluências entre o método da Cartografia e um protocolo educomunicativo, a Matriz L.E.M.E., desenvolvido para auxiliar educadores a tratar do tema da autoimagem positiva. Motivado por experimentações ético-metodológicas no Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM), na Universidade Federal do Ceará, debate desenhos de pesquisa que considerem as possibilidades de fazer ciência junto com crianças e adolescentes. O artigo parte dessa práxis e traz as contribuições de uma pesquisa-intervenção de doutorado sobre imagem corporal adolescente e consumo midiático. O percurso foi tecido sobre os pilares da ética, da garantia de direitos e da preservação da agência adolescente. A fusão entre o protocolo e os sentidos emergentes do campo mostrou-se geradora de transversalidade e vínculo, e a combinação dos dispositivos participativos apontou caminhos para desafiar violências simbólicas sofridas pelos corpos adolescentes.
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Trabalhos