“Bora monetizar!”: trocas de engajamento e a busca coletiva por visibilidade no TikTok

Conteúdo do artigo principal

Issaaf Karhawi
Willian Fernandes Araujo

Resumo


O artigo investiga as trocas de engajamento no TikTok, práticas descentralizadas e coletivas que articulam a produção de dados e métricas em publicações específicas com o objetivo de auxiliar perfis a se tornarem elegíveis para o programa de monetização da plataforma. A análise de 123 vídeos revela uma dinâmica marcada pela colaboração difusa e uma ética de reciprocidade, na qual se incentiva um engajamento estratégico para aumentar a visibilidade e atender aos critérios de monetização. Essas práticas incluem o uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG), com imagens estáticas, vídeos e áudios que orientam a interação. Os criadores exploram as affordances da plataforma em estratégias dataficadas para "jogar o jogo" do algoritmo. A pesquisa destaca a complexidade dessas dinâmicas, que reconfiguram práticas históricas de interação em plataformas digitais, adaptando-as ao contexto do TikTok, ao mesmo tempo em que problematiza o desaparecimento da categoria trabalho nessas práticas.

Detalhes do artigo

Seção
Trabalhos