A SCHINDLERLIZAÇÃO DA MEMÓRIA NOS TESTEMUNHOS AUDIOVISUAIS DO MUSEU DO HOLOCAUSTO: uma análise dos arquivos da Fundação Shoah em Curitiba
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Resumo
O trabalho perspectiva a concepção de memória e a monumentalização do testemunho nos registros audiovisuais de sobreviventes do Holocausto, gravados por membros da Fundação Shoah, em Curitiba, durante os meses de outubro a novembro de 1997, como parte da construção do repositório mundial sobre o tema. A produção de ‘erros criativos’ (PORTELLI, 2016) e ‘memórias incorporadas’ (RENOV, 1993), diretamente influenciados pelo visionamento e impacto do filme A Lista de Schindler (SPIELBERG, 1993) abre um caminho analítico sui generis na questão do testemunho audiovisual: o trabalho da ficção audiovisual na experiência narrativa do testemunho. Fazendo uso da metodologia dos testemunhos audiovisuais, desenvolvido por Baer (2005), buscamos analisar as brechas entre relato audiovisual, testemunho e forma fílmica, além de objetivar a análise regional dos arquivos audiovisuais da Fundação Shoah, salvaguardados pelo Museu do Holocausto de Curitiba.
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Trabalhos