HIPERSEXUALIZAÇÃO POR ALGORITMO? Análise da influência do Instagram ao promover imagens hipersexualizadas

Autores

  • André Luis da Graça

Palavras-chave:

Hipersexualização. Instagram. Algoritmo. Redes sociais

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o desempenho do algoritmo do Instagram ao lidar com imagens hipersexualizadas em comparação a imagens artísticas contendo nudez explícita. A hipótese de que o primeiro tipo seja promovido com mais intensidade do que qualquer outro pode afetar diretamente como os usuários produzem conteúdo para a plataforma, condicionando os sentidos de suas mensagens e suas escolhas estéticas. Relacionando perspectivas de autores renomados como Sontag, Barthes, Bourdieu, Wolf e Fisher ao uso empírico da plataforma para a publicação de imagens com as características acima descritas, este trabalho busca por fim compreender o fascínio contemporâneo pela imagem digital e o uso da objetificação do corpo feminino pelos algoritmos, constatando que tal prática é incentivada pela plataforma.

Downloads

Publicado

2025-05-31