MANIPULANDO MÉTRICAS, REDEFININDO CHARTS: as práticas de data fandom entre fãs brasileiros do BTS

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Natália Santos Dias

Resumo


Com foco no ARMY, fandom do grupo BTS, este artigo explora o data fandom brasileiro e como suas práticas desafiam o funcionamento dos charts musicais. Apropriação do termo chinês shù jù fěn (数据粉), o conceito de data fandom identifica fãs que a partir da compreensão de como seu comportamento é datificado pelas plataformas, organizam estratégias para influenciar métricas que beneficiam seus artistas preferidos. Utilizando métodos digitais, o estudo mapeia táticas no X (antigo Twitter), apresenta o avanço da noção de “chartfã” no léxico brasileiro e discute as tensões entre fãs, plataformas e charts. As conclusões destacam que os data fandoms, ao produzirem conhecimento sobre as plataformas, subvertem parcialmente a própria lógica pela qual os charts foram inicialmente concebidos. Nesse cenário, essas instâncias que se baseiam no entendimento sobre o consumo de música passam a ser objeto de análise do público que almejam conhecer.

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Trabalhos