A ESTRATÉGIA ENUNCIATIVA DOS LUGARES DE FALA: reconhecimento praxiológico do objeto de conhecimento comunicacional

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Phillipp Dias Gripp

Resumo


Este artigo baliza a noção “lugar de fala” como objeto de conhecimento comunicacional e a examina pela via das práticas interacionais e da produção de sentido. Constata-se a relevância da noção para a Comunicação, a partir de um estado da arte que destaca a frequência de seu uso, mas expõe imprecisões, como seu uso mecânico, acrítico e preso à aplicação técnica de análise midiática. Sustenta-se uma compreensão praxiológica dos lugares de fala: como estratégia enunciativa acionada por sujeitos em situações de comunicação a partir de suas adscrições identitárias. Inspirado em Charaudeau (2008), apresenta-se, como proposta analítica, a sistematização de uma situação de comunicação, seus sujeitos e o uso dos lugares de fala. Entende-se que o reconhecimento do objeto comunicacional dos lugares de fala incide na ponderação de que a noção é uma estratégia enunciativa emergente das práticas interacionais e da produção de sentido.

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Trabalhos