ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a promoção da saúde pública

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Claudia Regina Ferreira

Resumo


A pandemia de Covid-19 impulsionou as autoridades de saúde pública a utilizarem as mídias sociais para informar a população. Apesar das diversas iniciativas, estudos apontam falhas em várias estratégias, o que resultou em crenças equivocadas. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as estratégias comunicacionais utilizadas pelas autoridades governamentais do Brasil e de outros países em mídias sociais para promover a saúde pública e combater a desinformação. Por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise de conteúdo, o estudo mapeia as principais doenças abordadas, plataformas mais utilizadas, países que mais pesquisaram sobre saúde pública e os mais pesquisados, além das autoridades públicas. Os achados indicam que a maioria dos trabalhos partiu do Norte Global, com informações divulgadas por ministérios da saúde, principalmente sobre Covid-19, em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram.

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Trabalhos