A PLATAFORMIZAÇÃO DO GRUPO GLOBO: o uso e a infraestrutura dos dados

Conteúdo do artigo principal

Ana Flávia Marques da Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o uso dos dados e sua consequente influência na transformação da infraestrutura do Grupo Globo Comunicação e Participações. Através de uma combinação de técnicas de pesquisa que compreende desde entrevista com gestores do monopólio de comunicação; levantamento de matérias jornalísticas nos veículos Meio e Mensagem e Valor Econômico e a participação em eventos de tecnologia em que profissionais da empresa participavam para explanar sobre processos de trabalho buscamos sistematizar as informações que descrevem processos, uso de softwares, plataformas estruturais para capturar e tratar os dados dos usuários/consumidores/telespectadores e os novos usos de infraestruturas já existentes e a adição de novos elementos usados para distribuir o conteúdo. O resultado é a apreensão do início de aspectos do movimento de transição da Globo para se tornar uma empresa governada pelo processo da datificação e plataformização.

Detalhes do artigo

Seção
Trabalhos