TRAUMAS TROPICAIS: violência e melodrama em “Propriedade”, de Daniel Bandeira

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Renato Souto Maior Sampaio

Resumo

Este artigo investiga o filme “Propriedade” (2023), de Daniel Bandeira, a partir de noções e conceitos como a violência e o melodrama. Elementos tidos como violentos e melodramáticos são encontrados na narrativa do longa-metragem e atravessados por uma ideia e estado excessivos. A condição e ambiente da trama desenha um cenário latino-americano de disputas e contradições em diversas áreas sociais, como a classe e o gênero, dentro de uma chave imagética e de linguagem cinematográfica capaz de acirrar tais temas em uma construção audiovisual complexa e forte. A escolha de Daniel Bandeira em formatar a sua história em uma espécie de filme de horror e suspense acaba por utilizar e corroborar com artifícios e estratégias de tais segmentos do cinema de gêneros para imbricar e potencializar a presença, encontro e tensão de articulações que envolvem sentimentos em registro de excesso, como o medo, o trauma e a emoção.

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Trabalhos