TELENOVELA BRASILEIRA E BRASIL PROFUNDO

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Maria Immacolata Vassalo de Lopes

Resumo

Pelo menos desde a década de 1990, venho trabalhando progressivamente na construção epistemológico-empírica de uma nova concepção de telenovela e, mais amplamente, de ficção televisiva, através dos conceitos narrativa da nação (Lopes, 2003) e recurso comunicativo (Lopes, 2009). Acrescento agora um terceiro conceito - Brasil Profundo, uma noção ainda em desenvolvimento. Presente em relatos de viajantes e descobridores, em crônicas e narrativas, nele se forjaram as categorias sertão e litoral, que remetem a contrastes entre os espaços rural e urbano, e que acabaram sendo apropriadas pelos meios de comunicação, pelo livro, pelo cinema e, depois, pela televisão. No entanto, queremos avançar uma proposta mais atual de Brasil Profundo, que afirma mais a hibridização sertão e litoral do que sua oposição ou complementaridade. Para isso, faremos uma abordagem da temática, seguida de uma análise empírica em imagens de filmes do Cinema Novo e em três ficções televisivas de 2023: a série Cangaço Novo (Prime/O2) as telenovelas Terra e Paixão e Vai na Fé (Globo).

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Trabalhos