MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS PARA CIÊNCIA: um estudo de caso do projeto “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR

Autores

  • Regiane Ribeiro
  • Patricia Goedert Melo

Palavras-chave:

formação de publico, mobilização social, cultura cientifica

Resumo

O artigo discute a relação entre divulgação científica e a construção e fortalecimento de uma cultura científica transversalizando a mobilização e participação social na formação de públicos para a ciência. Para qualificar o debate, o texto dialoga com a escola e com um grupo de estudantes da Educação Básica tendo como objeto empírico o projeto “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR. A questão norteadora do estudo é: em que medida a ação ‘Pergunte aos Cientistas’ articula em sua práxis a mobilização para formação de públicos para ciência e para a construção de uma cultura científica? A metodologia é a pesquisa aplicada com ênfase no estudo de caso e nas categorias de formação de públicos por escala de vínculos. Os resultados demonstraram que embora o caso estudado tenha construído vínculos de coesão e co-participação, os laços de continuidade foram insuficientes para o fortalecimento e a construção de uma cultura científica no âmbito escolar.

Downloads

Publicado

2025-08-01