Avaliação do conhecimento populacional a respeito da implantação de hortas com plantas PANC em ambiente escolar

Autores

  • Juliana Audi Giannoni
  • Rafaela Feliciano da Silva
  • Rafaela Gasperotto Pessoa
  • Kely Braga Imamura
  • Silvana Pedroso de Góes-Favoni
  • Elke Shigematsu

Palavras-chave:

Hortaliças não convencionais, Questionário, Infanto-juvenil

Resumo

O Brasil possui vasta diversidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que
são uma excelente fonte de alimentos, com níveis de nutrientes análogos ou até superiores às
hortaliças que estamos habituados a consumir, possuem baixo custo e fácil manejo, podendo
ser encontradas nas ruas das cidades. Todavia a população não detém o conhecimento diante
do atual sistema agroalimentar, sendo notória a urgência de disseminar o conhecimento a
respeito das PANC e implantar hortas, como uma medida para o seu resgate, que permite
relacionar a educação alimentar e ambiental, desenvolvendo uma sociedade sustentável. Diante
disso, o ambiente escolar é o melhor meio promotor para difundir esse conhecimento. Realizouse uma pesquisa online via plataforma Google Forms cujo objetivo foi avaliar o conhecimento
populacional a respeito das PANC e hortas, assim como a opinião acerca da implantação de
hortas PANC, como meio educacional para estimular o seu consumo dentro do ambiente
escolar. O questionário contou com 16 perguntas de cunho investigativo, ficou disponível de 1
a 15 de agosto de 2021. Obteve-se 601 participações do público de todas as regiões do Brasil e
alguns países e de todas as idades, gêneros e escolaridade. A partir dos resultados obtidos foi
verificado que dentre as PANC abordadas neste estudo o Hibisco sobressaiu como a mais
popular com (90,6%), em seguida as demais, Ora-Pro-Nóbis (70,1%), Dente de leão (70%),
Taioba (69,5%), Peixinho (40%), Caruru (32,6%) e a Bertalha (28,9%). 51% dos participantes
têm familiaridade com o termo PANC e 98% afirmaram que a implantação de hortas com
plantas PANC em escolas é importante ferramenta de conscientização ecológica e
disseminação de conhecimento.

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

Juliana Audi Giannoni, Rafaela Feliciano da Silva, Rafaela Gasperotto Pessoa, Kely Braga Imamura, Silvana Pedroso de Góes-Favoni, & Elke Shigematsu. (2022). Avaliação do conhecimento populacional a respeito da implantação de hortas com plantas PANC em ambiente escolar. 1° ongresso e Segurança ualidade os limentos, 1(1). ecuperado de https://publicacoes.softaliza.com.br/csqa/article/view/3465

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