Minerais em bebidas e iogurtes à base de plantas e de origem animal
Palavras-chave:
Plant-based, Nutrientes, ICP OESResumo
O mercado de alimentos plant-based está em elevada expansão e, nos últimos anos,
um número crescente de produtos está disponível para os consumidores. O desafio relacionado
a esses novos alimentos é que, em geral, faltam informações sistemáticas sobre alegações
funcionais, de saúde e de segurança. Assim, objetivamos avaliar os teores dos minerais Ca, Cu,
Fe, K, Mg, Mn, Na, P e Zn por ICP OES em amostras de produtos à base de vegetal (arroz;
soja, ervilha e cacau; amendoim e coco; iogurte de coco; iogurte de coco fermentado/damasco;
iogurte de coco/cookies & cream) e compará-las às de origem animal (leite integral UHT e
iogurte natural). O preparo das amostras foi por digestão ácida assistida por ultrassom utilizando
ácido nítrico e peróxido de hidrogênio em temperatura de 80ºC por 35 min e a determinação
dos minerais foi realizada por ICP OES. O método foi validado conforme orientações do
INMETRO (LOD e LOQ, tendência/recuperação e precisão) e os resultados obtidos foram
considerados adequados para a determinação dos minerais nas amostras à base de plantas. Os
teores analisados variaram de Ca(13,4-187,8); Cu(0,03-0,10); Fe(0,15-1,20); K(45,7-179,9);
Mg(4,92-8,08); Mn(0,07-0,09); Na(3,8-60,1); P(14,5-79,4); Zn(0,28-0,84) mg/100g para as
amostras de iogurte à base de planta. O iogurte de origem animal apresentou teores inferiores
para Ca, Cu, Fe, Mn, Na e Zn, quando comparado as de origem vegetal. Já as bebidas vegetais
apresentaram teores que variaram de Ca(4,6-218,7); Cu(0,03-0,10); Fe(0,08-0,92); K(7,5-
100,2); Mg(3,11-11,03); Mn(0,09-0,12); Na(1,2-94,8); P(16,6-74,2); Zn(0,10-0,59) mg/100g.
Quando comparadas às de origem animal, somente os teores de K, P e Zn foram inferiores. Os
resultados demonstram uma grande variação em relação aos teores dos minerais avaliados,
indicando a importância de conhecer e estabelecer a composição destes alimentos a fim de
garantir a segurança e a saúde de seus consumidores.